Blog

SAF-T E TAXONOMIAS

Mapa não disponível

Data / Hora
04/10/2018 - 18:00 às 21:00


A Associação Empresarial de Águeda (AEA) vai realizar no  dia 4 de outubro´2018 (5ª feira), no local e horário acima indicados, uma ação de formação sobre SAF-T E TAXONOMIAS.

Esta ação tem a duração de 8,5 horas e foi submetida à Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) para ser equiparada, e desse modo conferir 12,75 créditos aos Contabilistas Certificados.

O tema será apresentado pelo formador:

  • Davide Alexandre Henriques Ribeiro, licenciado em Contabilidade e Administração – Ramo: Contabilidade e Auditoria, pelo ISCA de Aveiro, Mestre em Contabilidade e Administração – Ramo Fiscalidade, pelo mesmo Instituto. Frequentou várias ações de formação na área fiscal e contabilística, e é formador. É Revisor Oficial de Contas e Contabilista Certificado e exerce as funções de auditor financeiro e consultor na empresa de Consultadoria e Auditoria / Revisão de Contas “Jorge Silva, Neto, Ribeiro & Pinho SROC, Lda.”, da qual também é sócio. É, ainda, Professor Assistente Convidado do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro.

 

DESTINATÁRIOS:

 Contabilistas Certificados, Contabilistas não Certificados, Empresários, Gestores, e outras pessoas interessadas no tema.

PROGRAMA

 SAF-T e Taxonomias

1.INTRODUÇÃO

2.Quais as entidades obrigadas e dispensadas

3.Quais os prazos de aplicação?

4.Quais os procedimentos obrigatórios

a) Como criar o Plano de Contas com as taxonomias?

b) Como efetuar os registos contabilísticos do encerramento de contas?

c) Quais os cuidados a ter no encerramento de contas e na extração do SAF-T?

d) Como efetuar o envio do SAF-T e IES?

5. Selo de Validação AT

6. Documentação relevante

a) Taxonomias e Plano de Contas (documento OCC)

b) Contas (saldos) e rúbricas das demonstrações financeiras por taxonomias (Grupo de trabalho IES)

c) Recomendações da OCC para os programas de contabilidade

 Tratando-se de Contabilistas Certificados, as presenças são registadas em folha apropriada, obedecendo ao modelo da Ordem dos Contabilistas Certificados, contendo, além do nome, o nº de CC, hora de entrada e de saída e respetiva rubrica.

 Notas importantes sobre as inscrições e condições de participação:  

a) As inscrições decorrem até dois dias úteis antes da data do início da formação, confirmadas com o respetivo pagamento, em numerário, cheque ou transferência bancária para a conta da AEA com o NIB 003603719910234336085 – BIC (código de identificação bancária): MPI OPTPL;

b) A ficha de inscrição tem de estar totalmente preenchida;

c) Só serão aceites as anulações/desistências das inscrições efetuadas, quando comunicadas à AEA até dois dias úteis antes da data do início da formação;

 d) As não comparências, nos dias da formação, das pessoas efetivamente inscritas, serão consideradas como presenças para efeitos de faturação;

 e) Em termos de faltas, a Ordem dos Contabilistas Certificados “viabiliza a atribuição de créditos a formandos que não faltem um número de horas superiores a 25% das horas validadas como duração total da formação. Para esse efeito, falta é todo o período que não se está presente na formação (esteja justificado ou não)”.

 f) Os Créditos atribuídos de acordo com o art.º 15, n.º 1, alínea b) do RAC, são válidos apenas para os formandos CC;

 g) Por motivos imprevistos poderá haver alteração de formador;

 h) Os clientes do Sr. Dr. Jorge Silva, membros da ASSOCIAGUE, desempregados e estudantes têm as mesmas condições de participação que os Associados da AEA

 OBS: As inscrições decorrem até dois dias úteis antes da data da respetiva realização, confirmadas com o  respetivo pagamento.

O preço de inscrição por participante associado da AEA/ desemprego/ estudante é de € 80,00 e por participante não associado da AEA o preço de inscrição é de € 110,00.

 Salientamos que o custo de inscrição inclui:

  • Documentação em suporte de papel;
  • Inserção dos dados de identificação na Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa);
  • Certificado emitido pela Plataforma SIGO;
  • Coffee-break”.

Inscreva-se Aqui