Blog

AEA possui Plano de Contingência para a doença por Coronavírus – COVID-19

A Associação Empresarial de Águeda, enquanto entidade empregadora tem o dever de zelar pela segurança e saúde dos seus trabalhadores, formadores, formandos e utentes e aqueles que prestam serviços nas suas instalações.

Atendendo aos alertas emitidos pela Organização Mundial da Saúde e pela Direção-Geral da Saúde, o vírus COVID-19 (nome oficial, atribuído à doença provocada pelo novo coronavírus) pode causar infeção associada ao sistema respiratório com sintomas semelhantes a uma gripe, com possibilidade de febre e tosse e, dificuldade respiratória.

Pelas características da atividade desenvolvida pela Associação Empresarial de Águeda, designadamente o contacto próximo com diversos públicos, devem os serviços estar preparados para a adoção de medidas adequadas de prevenção e contenção da doença, em estreita articulação com as Autoridades de Saúde Locais.

Conhecer as manifestações da doença, bem como o modo de transmissão, constitui a melhor forma de, sem alarmismos, adotar as medidas de prevenção mais adequadas que, numa primeira fase, consistem num conjunto de regras de higiene pessoal e de etiqueta respiratória.

Assim sendo a Associação Empresarial de Águeda possui de um Plano de Contingência onde estabelece e documenta os procedimentos de decisão e coordenação das ações ao nível interno e o processo de comunicação interna e externa, nomeadamente, com as entidades nacionais de saúde.

Sempre que necessário, o Grupo Coordenador procederá à revisão e atualização do Plano de Contingência, tendo em atenção as orientações formuladas pelas entidades nacionais de saúde.