Formação “MÉTODO DE EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL E O MÉTODO DA COMPRA - CASOS PRÁTICOS” | PRESENCIAL| Atribuição de 8 créditos pela OCC | 09H00–13H00 / 14H00-18H00

16 Fev. 2024

A Associação Empresarial de Águeda (AEA) vai realizar no dia 16 de fevereiro de 2024, uma formação sobre “ Método de Equivalência Patrimonial e o Método da Compra – Casos Práticos”, com a duração total de 8 horas.

DESTINATÁRIOS: Contabilistas Certificados, Colaboradores.   

FORMADOR/A: Prof. Doutor Carlos Quelhas Martins, Doutorado em Gestão, Mestre em Contabilidade e Auditoria, Licenciado em Gestão Financeira e Bacharel em Contabilidade e Administração. É detentor ainda do Curso de Estudos Superiores Especializados em Gestão Financeira e do Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores e do Curso de Aperfeiçoamento Pedagógico de Formadores. É Contabilista Certificado Especialista em Contabilidade Financeira e Membro da Assembleia Representativa da OCC – Mandato 2022-2025. Tem uma ampla experiência profissional como Professor do Ensino Superior, em Licenciaturas e Mestrados, Formador da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e experiência profissional como Contabilista e Auditor Financeiro e como Gestor. Foi também Perito Contabilista de Tribunais. Tem publicados vários artigos de âmbito contabilístico e fiscal, incluindo na Revista Contabilista e Manuais de Formação da OCC. 
 

CERTIFICADO: Emitido ao abrigo da Portaria 474/2010 de 08 de julho, entregue aos formandos que obtiverem taxa de assiduidade igual ou superior a 90% da carga horária do curso.

 

Atribuição de 8 créditos pela OCC

ATRIBUIÇÃO DE CRÉDITOS _OCC: [indicação obrigatória do nº CC (Contabilista Certificado) na ficha de inscrição] 
a)    Esta formação respeita a um tema de direito e por isso enquadra-se nas matérias abrangidas pelo artº 4º do Regulamento da Formação Profissional Contínua (RFPC), da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC)
b)    De acordo com a alínea a) do artº 7º do mesmo Regulamento, por cada hora de formação será atribuído 1 crédito
c)    De acordo com o nº 2 do artº 5 do citado Regulamento, os contabilistas certificados são obrigados a realizar e a justificar, no mínimo, um total de 30 créditos de formação profissional contínua por ano ou um proporcional em relação ao período em que exerceram a atividade nesse ano; 
d)    Segundo informação da Ordem dos Contabilistas Certificados, os créditos podem ser todos obtidos em formações equiparadas, não sendo obrigatório que alguns sejam obtidos diretamente na OCC; 
e)    De acordo com o nº1 do art. 8º do RFPC, a AEA, enquanto entidade formadora compromete-se a enviar a cópia dos respetivos certificados à OCC para a respetiva atribuição de créditos. Desaconselhamos o envio individual, de forma a evitar duplicações.
 

 

Objetivo

Fornecer elementos necessários à compreensão, entendimento, estudo e aplicação prática da temática da aplicação do Método da Compra na aquisição dos Investimentos Financeiros e do MEP. Esta formação pretende contemplar inúmeros exercícios de aplicação prática sobre a temática do Método da Compra e do MEP.

Valor da Formação

O custo de inscrição por participante associado da AEA/ Desempregado é de € 95,00 e por participante não associado da AEA o custo de inscrição é de € 135,00. 

Conteúdo Programático

a)    Introdução e Conceitos
b)    A Classificação dos Investimentos Financeiros
c)    O Método do Custo e o Método do Justo Valor 
d)    A Percentagem de Participação e a Percentagem de Controlo
e)    Enquadramento Teórico do Método da Compra e do MEP
f)    Critérios de Reconhecimento do Método da Compra e do MEP
g)    Critérios de Mensuração Inicial e Subsequente do Método da Compra e do MEP
h)    Os Investimentos Financeiros e os Dividendos
i)    Casos Práticos de Aplicação