Formação "GESTÃO DE RECLAMAÇÕES E MONITORIZAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES" | Presencial | 09h00-12h00

24 Set. 2025 - 08 Out. 2025

A AEA/ACOAG - Associação Empresarial de Águeda  vai realizar em parceria com a DQM – Técnicas e Gestão Empresarial, Lda. nos dias 24 de setembro e 1 e 8 de outubro de 2025 uma formação sobre Gestão de reclamações e monitorização da satisfação dos clientes, com a duração total de 9 horas.

DESTINATÁRIOS: Trabalhadores de empresas e outras pessoas com interesse nos temas.

FORMADOR/A: Engº Manuel José Madeira Brinco de Morais, Sócio-Gerente da DQM - Técnicas e Gestão Empresarial, Lda. Licenciatura em Engenharia da Qualidade. Bacharelato em Engenharia Eletrotécnica. Especialização em Engenharia da Qualidade. Formador Certificado, com mais de 25 anos de experiência como formador Técnico Superior de Higiene e Segurança do Trabalho. 16 anos de experiência profissional da indústria automóvel. Mais de 25 anos de experiência profissional em consultoria e auditoria interna na implementação de sistemas de gestão, em diversos setores de atividade. Membro da bolsa de auditores da EIC (Empresa Internacional de Certificação), desde 2000. Auditor certificado para auditorias a processos, segundo a VDA 6.3:2023. Membro efetivo da Ordem dos Engenheiros Técnicos, integrado no Colégio da Especialidade de Energia e Sistemas de Potência.

CERTIFICADO: O certificado emitido ao abrigo da Portaria 474/2010 de 08 de julho será entregue aos formandos que obtiverem aproveitamento e taxa de assiduidade igual ou superior a 90% da carga horária do curso.

 

Objetivo

No final da ação, os participantes deverão ser capazes de perceber as linhas de orientação das normas ISO 10002 e ISO 10004 e enquadrá-los com os requisitos relacionados da norma ISO 9001.

Valor da Formação

O preço de inscrição por participante associado da AEA/ACOAG/ cliente DQM/ desempregado/ estudante é de € 80,00 e para os restantes o preço de inscrição é de €120,00.

Conteúdo Programático

  1. Introdução
  2. Principais linhas de orientação da NP ISO 10002:2018 (Gestão da qualidade - Satisfação dos clientes - Linhas de orientação para o tratamento de reclamações nas organizações).
  3. Principais linhas de orientação da NP ISO 10004:2018 (Gestão da Qualidade - Satisfação do cliente - Linhas de orientação para a monitorização e medição).
  4. Breve abordagem às linhas de orientação das normas ISO 10001 e ISO 10003.
  5. Enquadramento com os requisitos da ISO 9001:2015, incluindo a sua “Emenda 1:2024”.
  6. Casos práticos
  7. Avaliação da ação