Blog

Formação Pedagógica Inicial de Formadores (pós-laboral)

Mapa não disponível

Data / Hora
23/09/2019 até 21/11/2019 - 18:30 às 21:30


A Associação Empresarial de Águeda (AEA) vai realizar a Formação Pedagógica Inicial de Formadores, com a duração total de 90 horas, com início agendado para o dia 23 de setembro e término a 21 de Novembro, com a periodicidade de 3 dias/ semana, no horário 18h30-21h30/ 22h00. (Cronograma detalhado em anexo)

DESTINATÁRIOS:
A Formação Pedagógica Inicial de Formadores tem como destinatários todos aqueles que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador, desde que reunidos os requisitos exigidos pela Portaria nº 214/2011 de 30 de Maio, ao nível da qualificação escolar: qualificação de nível superior ou experiência profissional comprovada (Declaração da Entidade Patronal, Comprovativo dos descontos para a Segurança Social ou Declaração das Finanças), no mínimo de 5 anos e não ter qualificações inferiores ao 9º ano.

OBJETIVOS:
A formação pedagógica de formadores/os visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas Competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função: 1 – na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos; 2 – na gestão e coordenação de formação; 3 – no campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
1. Formador: Sistema, Contextos e Perfil
2. Simulação Pedagógica Inicial
3. Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
4. Metodologias e Estratégias Pedagógicas
5. Avaliação da Formação e das Aprendizagens
6. Recursos Didáticos e Multimédia
7. Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem
8. Operacionalização da Formação: Do Plano à Acão
9. Simulação Pedagógica Final

Cronograma_FPIF_2019

FORMADORES:
– Carla Macedo, Licenciada em Psicologia Social
– Sérgio Varela, Licenciado em Novas Tecnologias da Informação
Aos participantes será distribuída documentação de apoio sobre as matérias abordadas e entregue o respetivo Certificado de Formação Profissional, emitido ao abrigo da Portaria 474/2010 de 08 de Julho.

Remetemos a ficha de inscrição, cuja devolução à AEA, agradecemos que seja efetuada até ao dia 16 de setembro, juntamente com os seguintes documentos: Certificado de Habilitações e CV.

O custo de inscrição por participante é de € 230,00 para empresas associados, estudantes e desempregados e € 280,00 para não associados.